Terça-feira, 22 de Novembro de 2011
5.

 

NATUREZA DO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

 

INTERPRETATITO

"Adequados para a exploração das experiências das pessoas, e, sobretudo das suas motivações e perspectivas acerca dessas experiências.

Tipicamente indutivos e associados a abordagens qualitativas de investigação".

 

 

ABORDAGEM QUALITATIVA

"Priveligiam a compreeensão profunda da construção social e cultural da realidde por parte dos participantes".

Porquê?

A pesquisa qualitativa costuma ser direcionada, ao longo de seu desenvolvimento e não definida inicialmente.
Geralmente não procura enumerar ou medir eventos e não utiliza instrumentos estatísticos como método de análise de dados.

“O seu foco de interesse é amplo e parte de uma perspectiva diferenciada da adoptada pelos métodos quantitativos. Dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador, com a situação do objeto de estudo”[1].

A pesquisa qualitativa compreende um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam a descrever e a descodificar os componentes de um sistema complexo de significados. tem por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenómenos do mundo social. trata-se de reduzir a distancia entre indicado e indicado, entre teoria e dados, entre contexto e ação. (MAANEN, 1979, p.520)

O trabalho de descrição tem um caráter fundamental num estudo qualitativo pois é por meio dele que os dados são recolhidos (MANNING, 1979, p.668).
 

Características essenciais para identificar uma pesquisa deste tipo
- Ambiente natural como fonte direta de dados
- O pesquisador como instrumento fundamental
- O carácter descritivo
- Enfoque indutivo
 

[1] - http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/c03-art06.pdf 

 

 

METODOLOGIA MAIS ADEQUADA

Survey

Quanto ao seu proósito... Descritiva

Quanto ao número de pontos... Longitudinal

 

"Pretende descrever determinadas características de uma amostra/população relativamente a uma ou mais variáveis".

Porquê?

A pesquisa Survey pode ser descrita como a obtenção de dados ou informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, indicado como representante de uma população alvo, por meio de um instrumento de pesquisa, normalmente um questionário Tanur (apud PINSONNEAULT; KRAEMER, 1993).

O interesse é produzir descrições quantitativas de uma população. O objeto de interesse ocorre no presente ou no passado recente.

 

Descritiva

Procura identificar quais situações, eventos, atitudes ou opiniões  manifestados numa população; Neste tipo de Survey a hipótese não é causal, mas tem o propósito de verificar se a percepção dos fatos está ou não de acordo com a realidade.

Longitudinal

A recolha dos dados ocorre ao longo do tempo: em períodos ou pontos específicos, procurando estudar a evolução ou as mudanças de determinadas variáveis ou, ainda, as relações entre elas;
 

FREITAS (H.), OLIVEIRA (M.), SACCOL (A.Z.) e MOSCAROLA (J.). O método de pesquisa survey. São Paulo/SP: Revista de Administração da USP, RAUSP, v. 35, nr. 3, Jul-Set. 2000, p.105-112

 




tags

todas as tags

pesquisar neste blog
 
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

10.

9.

8.

7.

6.

5.

4.

3.

2.

1.

arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

MBL
blogs SAPO
subscrever feeds